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sexta-feira, 17 de abril de 2009

MAIONESE ENGORDA??


Quem disse que a maionese engorda? Especialistas certificam que ela pode ir para a mesa todos os dias sem prejuízo para a silhueta
Por: Luiza Lobato


Você já reparou que loucura é acompanhar o entra-e-sai dos alimentos com fama de "engordativos" na lista negra das dietas saudáveis? Um exemplo é o ovo. Contrariando a fama de décadas passadas, uma pesquisa feita no final da década de 90 pela Universidade de Harvard, EUA, comprova que o consumo diário de um ovo não prejudica a dieta de pessoas saudáveis.

Nem tudo que parece é
Uma história semelhante acontece com a maionese que sempre levou a (má) fama de vir com excesso de calorias e trazer em sua composição ingredientes nocivos à saúde. Mas nada disso é verdade. Composta por água, óleo vegetal, vinagre, suco de limão e ovos, a maionese é fonte de gorduras essenciais ao organismo. Uma delas é o Ômega 3, um ácido graxo encontrado também em outros alimentos como as nozes, consideradas pelos cardiologistas como benéficas à saúde do coração.

A maionese também contém as chamadas gorduras boas (poliinsaturadas e monoinsaturadas), importantes para o bom funcionamento do organismo. De modo geral, elas fornecem energia e ajudam na produção da membrana que reveste cada célula do corpo e são fundamentais para o crescimento e renovação celular. Além disso, servem de transporte para as vitaminas A, D, E e K.
Uma outra vantagem da maionese é que ela é livre de gordura trans, essa sim, considerada atualmente a maior vilã, responsável pela elevação das taxas de colesterol e, por tabela, inimiga dos vasos e do coração.

Não atrapalha a cintura
Ao contrário do que reza a lenda, a maionese não merece a fama de "engordativa". Diferente da versão caseira, bastante calórica, a industrializada contém menos óleo em sua composição, o que resulta em menos calorias. Uma colher de sopa de maionese Hellmann's tradicional tem apenas 40 kcal. Ou seja: é duas vezes e meia menos calórica do que a mesma quantidade de azeite e apresenta apenas metade das calorias de sua versão caseira. "Pesquisas demonstram que iniciar uma refeição com salada temperada com maionese resulta em uma menor ingestão calórica, uma vez que as gorduras contidas em sua composição proporcionam maior saciedade", destaca o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo.

Questão de escolha
Fazer escolhas saudáveis é muito mais fácil quando temos certeza de que além de satisfazer as necessidades nutricionai, uma refeição também pode ser saborosa e equilibrada. Não é preciso escolher alimentos calóricos ou pouco nutritivos para dar mais graça ao prato. A maionese pode enriquecer o sabor de uma salada de folhas alterando muito pouco o total de calorias. Ou seja, mais do que apenas banir determinados alimentos de seu cardápio, o melhor a fazer é diversificá-los dentro de uma alimentação equilibrada, escolher o acompanhamento certo e não exagerar na quantidade.

Fazendo as contas
Compare a quantidade de calorias encontradas em alguns alimentos que você consome no dia a dia:

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