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sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sedentarismo...fuja!!!

Cinco passos para fugir do sedentarismo
Atividades cotidianas podem trazer mais disposição, bem-estar e saúde
Por: Fabiana Gonçalves


Se você começou o ano tendo como uma das promessas deixar de lado o sedentarismo e tornar-se uma pessoa ativa, mas acredita que para isso terá de malhar horas a fio, temos boas notícias. É claro que por todos os lados aonde você vá sempre ouve alguém falar dos males que a falta de atividade física pode trazer à saúde. "O sedentarismo é uma doença caracterizada pela ausência ou a grande diminuição de exercícios na vida das pessoas.

Isso não se refere apenas a quem não pratica nenhuma modalidade esportiva mas também àqueles que gastam pouquíssimas calorias com as atividades do cotidiano", alerta o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas (SP).

Segundo um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, esse mal já atinge 62% dos brasileiros. Infelizmente, essa pesquisa mostra que apenas 38% das pessoas fazem alguma atividade regularmente. Entre os homens, 48% mexem o corpo com regularidade, já para o grupo das mulheres o número é mais assustador: apenas 31%. O que para os especialistas é preocupante. Isso porque a (quase) imobilidade - graças também às facilidades da vida moderna - traz más consequências ao funcionamento do organismo. Entre os problemas associados à vida sedentária estão: hipertensão arterial, aumento do colesterol, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Você é o que come
É claro que, além da atividade física, você precisa estar atenta também ao que come. Afinal, se aos 20 anos o seu metabolismo está em pleno funcionamento, a partir dos 30 anos a regra é comer menos e queimar mais energia. Isso porque o metabolismo começa a dar sinais de lentidão: ganha-se peso com facilidade e há uma certa dificuldade para eliminá-lo."Por isso, a alimentação correta e a prática de atividade física regular são fundamentais", afirma a nutróloga Daniela Hueb, de Bauru (SP). "Os exercícios aeróbicos queimam calorias, enquanto a musculação fortalece as massas muscular e óssea. Os dois juntos ajudam a acelerar o metabolismo", explica Suzana Silva, coordenadora geral da Contours Academia de Mulheres (SP).

Fonte:Diva Online


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